<em>Comércio</em> e <em>Capital</em> na corda bamba

O grupo de média espanhol Prensa Ibérica, principal accionista de A Capital e O Comércio do Porto, anunciou, segunda-feira, em comunicado, a intenção de alienar a sua participação nas duas publicações, avançando como justificação a permanente e continuada queda das vendas.
Caso não surjam investidores interessados na compra dos jornais até ao prazo limite estipulado pela Prensa Ibérica, o grupo avançará mesmo com o encerramento dos títulos, medida que, a confirmar-se, lançará no desemprego algumas dezenas de trabalhadores.
Em reacção à notícia, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifesta profunda preocupação e «exorta o accionista a prosseguir o programa de recuperação».
Em nota divulgada no sítio do SJ, a direcção sindical sublinha que as publicações fazem «parte do património das cidades do Porto e de Lisboa» e destaca que «ambos traduzem um esforço exemplar de dedicação e profissionalismo de todos quantos os produzem diariamente que não pode ser desperdiçado».
Ainda de acordo com o texto do comunicado, a direcção do SJ alerta para que não sejam esquecidos «os direitos e interesses dos jornalistas e de outros trabalhadores que têm dado o melhor das suas capacidades pela manutenção dos dois jornais».
Recorde-se que, recentemente, O Comércio do Porto completou 150 anos, sendo já o mais antigo periódico do território continental.


Mais artigos de: Nacional

As pessoas em primeiro lugar

Quanto mais vereadores da CDU forem eleitos, mais aumenta a qualidade de vida da população de Braga, garantem os candidatos da coligação, em manifesto.

Candidatura arrancou em festa

A Comissão Coordenadora da CDU de Alvito apresentou os cabeças de lista candidatos às eleições autárquicas na sexta-feira. O independente Dinis Pinto, adjunto do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, é o primeiro candidato à Câmara Municipal, enquanto o gerente industrial António Pinto (militante do PCP) encabeça a...

Uma equipa coesa e ambiciosa

João Andrade Santos, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Évora, apresentou todos os candidatos da coligação à autarquia numa sessão realizada na sede de campanha no dia 20.Numa breve intervenção, João Andrade Santos referiu os critérios que presidiram à escolha da equipa: gente trabalhadora, honesta e...

CDU põe os «Pontos nos is» na Moita

A CDU repõe a verdade sobre o trabalho desenvolvido pela coligação na Moita e mostra como o PS rejeitou todas as propostas para o concelho apresentadas pelo PCP no Parlamento.

Listas da CDU lançadas em Montemor-o-Novo

A lista da CDU que concorre à Câmara e Assembleia Municipais de Montemor-o-Novo foi apresentada publicamente no dia 2, numa iniciativa que contou com a participação de 300 pessoas. O cabeça de lista à CMMN é Carlos Pinto de Sá, professor universitário e actual presidente, enquanto Maria Fernanda Baptista, professora, é a...

Polícia Judiciária investiga<br><em>Parques de Sintra</em>

«Finalmente há uma investigação da polícia judiciária na Parques de Sintra/Monte da Lua», afirma a CDU, em nota em imprensa, e lembra que a coligação defendeu que a investigação após uma auditoria realizada há três anos à empresa.«Durante mais de ano e meio, a permanência na administração da empresa de dois gestores...